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Entrar no mundo dos negócios não é uma tarefa tão fácil quanto parece, pois é preciso entender o mercado, conhecer o público-alvo e ter paixão pelo empreendedorismo.
Entretanto, muitos empresários do setor acreditam que tudo pára por aí. Na verdade, o processo de crescimento empresarial está apenas começando e o marketing digital é o pontapé inicial para alavancar o crescimento da empresa.
Portanto, se o desejo de qualquer organização é a conquista de clientes por meio das plataformas digitais, o marketing é a chave para isso.
Sendo assim, preparamos um conteúdo exclusivo com 5 dicas de marketing digital para comércios. Acompanhe a partir do próximo tópico deste artigo.
1. Estratégia e planejamento
Não adianta fugir! Para tudo na vida, é necessário ter planejamento, pois é por meio dele que as coisas começam a fluir. A partir disso, a estratégia pode ser planejada e anexada em uma lista de tarefas.
Esses dois itens te ajudarão nos seguintes processos:
- Análise;
- Controle;
- Orientação
- Correção de desempenho.
Partindo desse pressuposto, é imprescindível montar um planejamento estratégico para designar as melhores plataformas e ferramentas que a empresa precisará utilizar. Com isso, o primeiro passo para ter um presença digital já foi dado.
2. Redes sociais
Com as estratégias traçadas, é hora de contar com a versatilidade das redes sociais. Isso porque é por meio delas que o trabalho acontece. Ainda assim, esse é a melhor maneira de atingir o público-alvo, gastando pouco ou quase nada.
Além do mais, as mídias sociais são ótimos canais de relacionamento direto com clientes e possíveis clientes, uma vez que permite ao empreendedor conhecer qual é a percepção que o público tem da sua empresa.
Portanto, o recomendado é definir quais são as melhores redes para o negócio juntamente com um plano de ação para estar presente nesses canais. A partir daí, a empresa terá contato com clientes e possíveis clientes e sanará as principais dúvidas de seus compradores.
3. Conteúdo para internet
O marketing de conteúdo é tido como uma das ferramentas mais utilizadas da atualidade, especialmente por conta do baixo custo de investimento e ótimo retorno. Nos grandes portais de notícias, canais de vídeo e afins, tudo é conteúdo.
Neste cenário, as pessoas entram na internet atrás de informações, geralmente para sanar uma dúvida. Por exemplo, imagine que um internauta está com dúvida sobre como controlar os gastos de sua empresa. Com isso, ele entrará no Google (principal buscador da web) e vai buscar por algo parecido com “dicas de contabilidade para minha empresa”.
Depois de apertar o enter, aparecerá uma enxurrada de textos, vídeos e todo tipo de conteúdo ensinando como fazer a contabilidade da empresa. Neste caso, cada um dos conteúdos é uma maneira de venda diferenciada.
Quanto mais clicks, mais clientes em potencial conhecerão a marca, ficando ainda mais próximos de fechar uma venda.
4. Investimento em site
Já com as redes sociais e estratégia de conteúdo no gatilho, o ideal é buscar por ajuda para criar um site. Normalmente, o profissional contratado deve conhecer sobre tudo desse meio, nada de chamar o sobrinho desocupado para fazer esse trabalho.
Com um site otimizado, encontrar a empresa fica ainda mais fácil. Afinal, quando alguém não sabe o endereço ou o que vende em determinado lugar, a primeira coisa que ela faz é “jogar na internet” para descobrir.
Ainda assim, cabe destacar que o site precisa ser responsivo – podendo ser acessado por computadores, tablets, notebooks e smartphones sem perda de qualidade.
Além de tudo, o visual é muito importante. O internauta, na maior parte dos casos, precisa ter uma boa experiência ao acessar qualquer site, incluindo o de empresas. Deste modo, ele conseguirá encontrar tudo o que precisa com facilidade e rapidez.
5. Métricas: é necessário registrar tudo!
Quando tudo já estiver em constante funcionamento, é necessário medir e analisar como o público está reagindo à presença digital da empresa. Todas as ações precisam ser monitoradas e medidas para, assim, definir os próximos passos de acordo com o que foi medido.
Tudo na internet está em constante transformação e, dessa maneira, os resultados devem ser acompanhados diariamente, pois pode ser que eventuais correções ou modificações das estratégias sejam aplicadas.
Existem ferramentas pagas que realizam essa tarefa, mas o Google Analytics é de graça e dá conta do recado até certo ponto.No entanto, conforme o alcance da empresa for aumentando, é imprescindível buscar por ferramentas mais robustas, como o call tracking
Sendo assim, essas são as 5 dicas de marketing digital para o seu comércio. Ao segui-las, sua empresa terá uma ótima presença digital, conquistando novos clientes todos os dias.